Diretores da ACI participam do 22º Enjai

*Com colaboração de textos e imagens da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)*

Os diretores da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Angela Marinho e Salomão de Castro, participaram do 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), em Salvador (BA), de 16 a 18 de novembro. O encontro reuniu cerca de 250 profissionais de todo o País, tendo importantes resoluções para quem atuam em assessoria de imprensa.

Angela Marinho, 1ª secretária da ACI e delegada eleita pelo sindicato do Ceará para o ENJAI, participou ao lado dos outros representantes como Rafael Mesquita, Samira de Castro, Tarcísio Aquino e Germana McGregor, na condição de delegados. Salomão de Castro, diretor de Atividades Sociais e Culturais da ACI, desempenhou o papel de observador, estabelecendo contatos com representantes de diversas associações de imprensa presentes no evento.

Na foto: Tarcísio Aquino, Angela Marinho, Germana McGregor, Samira de Castro, Naiana Rodrigues, Rafael Mesquita e Salomão de Castro

No ENJAI, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apresentou a Campanha Nacional Salarial Unificada dos Jornalistas como um passo crucial na busca por melhores salários e condições de trabalho. Marcos Perioto, secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, participou do evento que encerrou no sábado, 18 de novembro. Samira de Castro, presidente da FENAJ, ressaltou que o documento com as reivindicações foi elaborado em colaboração com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), refletindo demandas dos sindicatos de jornalistas em todo o Brasil.

As principais exigências da campanha incluem aumento real de salários, correção de perdas salariais, implementação de plano de carreira e promoções, respeito à carga horária, remuneração de horas extras, prevenção de violência e assédio, saúde mental de jornalistas, contratação de jornalistas diplomados, defesa da carreira de jornalista no serviço público e protocolos de segurança para jornalistas.

Para Salomão de Castro, o balanço do ENJAI é positivo. “A programação reuniu nomes que trouxeram contribuições do ponto de vista acadêmico e do mercado, proporcionando aos participantes uma perspectiva ampla sobre a área”, destaca. Ele aponta ainda as decisões encaminhadas pela Fenaj e Sindicatos dos Jornalistas durante a plenária realizada em 18 de novembro.

Angela Marinho resumiu a importância de eventos nacionais da FENAJ para transformar os profissionais. “Com eventos como esses, ficamos atentos às mudanças e fortalecemos nossas bandeiras. Nunca voltamos como fomos. Agora, nosso papel é multiplicar o que recebemos”, concluiu a diretora.

Além da participação destacada da ACI, o Ceará contou com dois palestrantes no ENJAI: Lúcio Filho, gestor de Rádio do Governo do Estado, ministrou um minicurso sobre “Produção de Podcast voltado à Assessoria”, enquanto a professora Naiana Rodrigues, da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordou o “Impacto das Tecnologias Digitais no Cotidiano das Redações e Assessorias” no painel do evento.

22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai)