*Com colaboração de textos e imagens da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará*
A Associação Cearense de Imprensa, representada pelo diretor Salomão de Castro, marcou presença na sessão solene que enalteceu os 62 anos do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, realizada nesta segunda-feira (13/11). Requerida pelos deputados Moésio Loiola (Progressistas), Sérgio Aguiar (PDT), Simão Pedro (PSD) e Lia Gomes (PDT), a solenidade destacou a trajetória dos jornalistas que contribuíram para a história do comitê, ressaltando o papel fundamental da imprensa na atualidade.
O Comitê de Imprensa da Alece foi fundado em setembro de 1961, vinculado à Primeira-Secretaria da Mesa Diretora. Seu objetivo é promover os profissionais de imprensa para livre exercício de suas funções, emitir credenciais para jornalistas externos que necessitem realizar coberturas especiais na Casa, entre outras atribuições.
Considerando o papel da imprensa na vida da população, o deputado Moésio Loiola disse que o Ceará é “uma máquina de produzir boas ideias políticas”. Para ele, as ações praticadas no Estado desde 1986 têm mudado a cara do Ceará, e a imprensa tem um papel de grande importância ao transmitir esses fatos para a sociedade.
O deputado Sérgio Aguiar também reforçou que o comitê tem fortalecido sua atuação, acompanhando o avanço das tecnologias. “Se trata de um setor que exalta o papel do jornalista, sendo imprescindível para sua boa atuação e correta divulgação dos fatos”, elogiou.
Durante a cerimônia, foram homenageados o atual presidente do comitê e sócio da ACI, jornalista Macário Batista, e o jornalista Newton Pedrosa, in memoriam, que presidiu o comitê por três gestões.
Macário Batista também enalteceu o comitê e aquilo que a imprensa “simboliza”, em sua compreensão. “Representamos empresas, jornalistas e, acima de tudo, o que nos direciona é a crença de que falando a verdade é possível ‘ser’, e é esse sentimento que nos move”, pontuou.
A solenidade contou com a presença da deputada Jô Farias (PT) e representantes da Casa Civil do Estado e da Associação Cearense de Imprensa.
Crédito das fotos: ALECE