Integrantes da ACI são homenageados em sessão solene da Câmara municipal de Fortaleza que celebrou o Dia dos Jornalistas

Na noite desta segunda-feira (8), a Associação Cearense de Imprensa (ACI) participou de uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem ao Dia do Jornalista. A celebração foi idealizada pelo vereador Júlio Brizzi (PT) e reuniu jornalistas de diversos veículos de imprensa, representantes de entidades e alunos do curso de Jornalismo. Na ocasião, o presidente da ACI, Helly Ellery, o vice-presidente, Willame Moura e os diretores Salomão de Castro, Inês Aparecida e Ângela Marinho receberam homenagens. Também foram homenageados os jornalistas e sócios da ACI, Adisia Sá, Kamila Fernandes, Daniel Fonseca, Miguel Macedo e Ana Márcia Diógenes.

Fotos por: José Rosa

A solenidade também prestou homenagens a dois importantes jornalistas de larga luta pela profissão e que já partiram para o outro plano: Déborah Lima e Anderson Sandes. Em discurso emocionado, o diretor de atividades sociais e culturais da ACI, Salomão de Castro, ressaltou a trajetória dos dois colegas e pontuou embates atuais importantes da categoria. ““Enquanto lutamos pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara dos Deputados, assistimos ao encolhimento e à precarização do mercado de trabalho. Se, em 2013, a categoria registrava 60.899 empregos com carteira assinada, em 2021 o número caiu para 47.900 postos, uma queda de 21%. Nesse cenário, o salário médio ficou em torno de 5 mil reais. Não descansaremos da luta, inclusive como forma de homenagear Déborah e Anderson”, declara.

Já o presidente da entidade, Helly Ellery, usou seu espaço da tribuna da Casa para evidenciar os riscos que a categoria sofre em períodos autoritários e a relevância do jornalismo profissional em tempos de desinformação nas redes sociais. “O período da repressão militar censurou a produção jornalística, perseguiu trabalhadores da área e assassinou quem resistiu em fazer seu trabalho. Os autocratas de plantão tentam nos silenciar da mesma forma, mas resistiremos coletivamente em defesa dos jornalistas. Essas mesmas pessoas se utilizam das redes sociais para implantar terror social e destruir reputações. Resistiremos na produção diária do bom jornalismo, para jogar luz nas mentiras e desmascarar essa frente criminosa da extrema direita”, defende. 

Fotos por: José Rosa

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Júlio Brizzi (PT) em nome do presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT). A iniciativa contou com o apoio do Dr. Vicente Pinto (PT), Lúcio Bruno (PDT) e Anna Karina (Psol). O evento destacou a importância do jornalismo e o papel dos jornalistas na sociedade, homenageando aqueles que dedicaram suas vidas à profissão e os que continuam a lutar por seus valores, reforçando a necessidade de manter o compromisso com a verdade e a ética no exercício da profissão.

Fotos por: José Rosa