Museu

O Museu da Imprensa do Ceará é uma proposta da Associação Cearense de Imprensa que constitui uma ação cultural de caráter permanente com o objetivo de preservar, exibir e valorizar a memória da imprensa cearense, tendo como local de execução, preferencialmente, o município de Fortaleza, capital do Ceará. A ideia é que, numa primeira etapa, o Museu da Imprensa do Ceará tenha como foco a vertente impressa. A imprensa escrita, afinal, ocupa um lugar primordial nas transformações sociais, posto que seu âmbito de atuação não se circunscreve a jornais, mas também a livros, bem cultural por trás do qual existe uma cadeia produtiva relevante em uma sociedade moderna.

Os veículos – desde manuscritos, jornais, edições solitárias, jornaizinhos colegiais, imprensa operária, panfletos, publicações dilettantes, tentativas despretenciosas de atuação jornalística – ganham espaço e visibilidade numa sociedade que pretende ser cada vez mais letrada. Em um projeto museológico e museográfico, assim, merecem destaque. Por isso, o Museu da Imprensa do Ceará propõe aliar o acervo a ser pesquisado e coletado a um componente pedagógico que possibilite um espaço de reflexão. Numa perspectiva de expansão, os meios audiovisuais e de informática devem ser contemplatos numa segunda etapa.