Ministério Público do Estado do Ceará inicia o período de inscrições para a 5ª edição do Prêmio de Jornalismo

Nesta última quinta-feira, 31 de agosto, as inscrições para o 5° Prêmio MPCE de Jornalismo iniciaram. O concurso abrange quatro categorias: Jornalismo Impresso/Web, Telejornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo. O tema deste ano é “O Ministério Público do Estado do Ceará na fiscalização do cumprimento da lei e na promoção da justiça”. Você pode encontrar o edital e o formulário de inscrição no site do Ministério Público do Estado do Ceará, na seção de Comunicação.

Edital e inscrição: http://www.mpce.mp.br/comunicacao/premiojornalismo/

A novidade desta edição é que os candidatos não precisam mais enviar os arquivos das mídias a serem avaliadas. Agora, só serão aceitos os links das páginas e plataformas onde os trabalhos foram veiculados ou estão hospedados. Basta informar as URLs dos sites no formulário eletrônico do prêmio.

De acordo com Reginaldo Aguiar, Secretário de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará, essa premiação incentiva os profissionais da imprensa a conhecerem melhor o MP, permitindo a criação de conteúdos de interesse público sobre as funções e serviços do órgão. A população do Ceará é a principal beneficiária, pois o acesso a informações e notícias sobre o Ministério Público ajuda os cidadãos a entenderem seus direitos e a acessarem serviços disponíveis.

Os trabalhos inscritos devem abordar as atividades do Ministério Público do Estado do Ceará relacionadas ao tema proposto, destacando seu papel na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. O Ministério Público é visto como fiscal da lei, encarregado de garantir o cumprimento da Constituição e outras leis, além de ser um órgão independente responsável pela proteção dos direitos dos cidadãos e dos interesses da sociedade, buscando promover a justiça.

O concurso está aberto a jornalistas, repórteres cinematográficos e repórteres fotográficos que atuam no Estado do Ceará. Os participantes devem possuir formação em Jornalismo e registro no Ministério do Trabalho, ou serem jornalistas provisionados registrados de acordo com o Decreto nº 83.284/79. São elegíveis trabalhos (matérias, reportagens, séries e fotografias) veiculados em qualquer parte do Brasil, desde que abordem ações ocorridas no Estado do Ceará e se encaixem no tema proposto. O período de veiculação aceito vai de 16 de dezembro de 2022 a 31 de outubro de 2023. Não serão aceitas publicações internas, restritas a empresas ou limitadas a uma organização, assim como matérias premiadas em outros concursos. Cada participante pode submeter até três trabalhos.

A premiação será concedida aos três melhores trabalhos de cada categoria, com base nas pontuações mais altas entre todas as inscrições. O Ministério Público do Estado do Ceará oferecerá prêmios em dinheiro aos vencedores do primeiro lugar (R$ 7.000,00), segundo lugar (R$ 4.000,00) e terceiro lugar (R$ 2.000,00) de cada categoria.

Aqui está o cronograma do prêmio:

– Inscrições: 31/08/2023 a 31/10/2023

– Divulgação da lista provisória de inscrições aceitas: 02/11/2023