Vencedores da etapa Estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023 são premiados pelo Sebrae/CE.

Na manhã desta quarta-feira (30), na sede estadual do Sebrae/CE, ocorreu a premiação da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023 (PSJ) – Etapa Estadual Ceará. Entre os onze trabalhos finalistas nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, incluindo a participação da Associação Cearense de Imprensa na banca. A cerimônia contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, do superintendente da instituição, Joaquim Cartaxo, e do diretor técnico, Alci Porto.

O tema deste ano, “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, norteou a edição do PSJ. A etapa estadual registrou um aumento notável, com 54 trabalhos inscritos em 2023, marcando um crescimento de 32% em relação aos 41 trabalhos da edição anterior, em 2022. No âmbito nacional, o número total de inscrições alcançou 1.899 trabalhos, representando um aumento de 65% em relação à última edição.

A avaliação dos trabalhos da disputa estadual foi conduzida por uma banca julgadora composta por Carlos Viana Freire Júnior, assessor da Diretoria Executiva do Sebrae/CE, Rafael Mesquita, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, e Helly Ellery, presidente da Associação Cearense de Imprensa.

Vencedores

Em primeiro lugar na categoria Texto ficou com a reportagem “Jornada quádrupla e medo de falhar: desafios das mães empreendedoras que movem a economia cearense”, representado pela jornalista Ingrid Rodrigues. Em segundo lugar ficou o trabalho “Feiras livres de Fortaleza resistem ao boom dos supermercados; veja onde encontrá-las”, representados pela jornalista Bruna Damasceno.

Em terceiro lugar, ficou o jornalista Ideídes Guedes, com o trabalho “Cearenses multiplicam a renda durante o São João”. Os três primeiros lugares da categoria foram apresentados por profissionais do Jornal Diário do Nordeste.

Na categoria Vídeo, o grande vencedor foi o trabalho “Comunidades Empreendedoras no Sertão”, representado pelo jornalista da TV Verdes Mares, Alessandro Torres. Em segundo lugar ficou o jornalista Marcello Marreiro, da TV Assembleia, com o trabalho “A Reinvenção das Bancas de Jornal”. Já a terceira colocação, ficou com o trabalho “Sertão Empreendedor’, da TV Verdes Mares Cariri, representado pela jornalista Claudiana Mourato.

A categoria Áudio teve como vencedor o trabalho “Do Trator ao TikTok: Soluções Criativas no Sertão dos Inhamuns”, representado pela jornalista Tarciana Campos, da Rádio FM Assembleia. O segundo lugar também é da mesma emissora, com o trabalho “Da ordenha aos derivados: o caminho do leite no Ceará”, representado pelo jornalista Davi Holanda.

O fotojornalista do Jornal O Povo, Aurélio Alves ficou com o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo, com o trabalho “Vocação motiva investimento no próprio negócio”. Em segundo lugar ficou a fotojornalista Fabiane de Paula, do Diário do Nordeste, com o trabalho “Cearenses multiplicam renda durante o São João”. E o terceiro lugar ficou com o fotojornalista Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel, do Jornal O Povo, pelo trabalho “A diferença do microcrédito no mundo rural”.

Premiação

O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada uma das quatro categorias do PSJ da etapa estadual receberá uma premiação em dinheiro e certificado. Já o grande vencedor de cada uma delas, recebeu também um troféu especial e o direito de representar o Ceará na etapa regional da premiação, que é classificatória para a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa do Sebrae Nacional, em parceria com as unidades estaduais do Sebrae, que tem o objetivo de valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo brasileiro com seu trabalho, mostrando a importância dos empreendedores de pequenos negócios para a economia do nosso país.

Fonte: Com informações do site do Sebrae/CE