Diretoria da ACI prestigia lançamento de novo livro de Eliezer Rodrigues, também diretor da entidade

Nesta sexta-feira (16/09), o jornalista Eliezer Rodrigues, servidor do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) e diretor que integra a Comissão de Ética da Associação Cearense De Imprensa (ACI) lançou o livro “Praça José de Alencar – Tempos e Viventes”.

Eliezer também é autor dos livros “Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade” e “Osmundo Pontes 100 Anos: Entre a Toga e a Crônica”.

Eliézer Rodrigues é jornalista, servidor do TRT-7 e autor do livro ” Praça José de Alencar – Tempos e Viventes”

Na ocasião, estiveram presentes os também diretores da ACI, Gilson Moreira (presidente da Comissão de Ética da ACI), Márcia Catunda (Conselho Fiscal) e Paula Bandeira (suplente), além de Nirez Azevedo (vice-presidente da Comissão de Ética da ACI), que assina o prefácio do livro.

Além de coquetel para os convidados, o evento contou com diversas homenagens para aqueles que colaboraram para a realização da obra e registrou a presença de personalidades cearenses, entre elas o ex-governador Lúcio Alcântara.

No livro, o autor resgata os primórdios da praça, quando ainda se chamava Praça do Patrocínio, e aborda os principais acontecimentos que envolveram as edificações e pessoas que já habitaram seu entorno. O prédio da Fênix Caixeiral, a Igreja do Patrocínio, a Escola de Comércio, o Centro Médico, o Instituto de Patrimônio Histórico, o Lord Hotel, o INSS, a Associação Cearense de Imprensa e a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Fortaleza são algumas das instituições retratadas na obra.

Sobre a obra

De acordo com o TRT-7, O Theatro José de Alencar, o mais famoso prédio da Praça, ganha especial destaque no livro. As diversas peças teatrais e espetáculos artísticos que estiveram em cartaz no principal teatro cearense estão na obra, assim como os eventos e curiosidades de bastidores dos artistas que ali subiram ao palco.

As pessoas que deram vida às histórias da praça também foram lembradas. Políticos, militares, empresários, intelectuais, artistas, músicos, juristas, celebridades, médicos, comerciantes e cidadãos comuns são alguns dos personagens reais que envolvem as tramas retratadas. Até mesmo uma cigana e um fantasma protagonizam causos curiosos.

Ainda segundo o TRT-7, O autor do livro também presta especial atenção às obras de urbanização pelas quais a Praça passou, permitindo-se tecer algumas críticas ao processo que retirou do espaço sua função social e sua importância comercial para o atual cenário de marginalização.

Nirez Azevedo é vice-presidente da Comissão de Ética da ACI e assina o prefácio do livro “Praça José de Alencar – Tempos e Viventes. “

Sobre o autor

Eliézer Rodrigues é servidor do TRT-7. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Fortaleza, trabalhou como repórter e editor nos principais jornais do Estado: O Povo e Diário do Nordeste. Há mais de 30 anos atuando na assessoria de imprensa da Justiça do Trabalho do Ceará, a partir de 2018 passou a dedicar-se à pesquisa para o resgate histórico e memorialístico da instituição, o que já rendeu os livros “Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade” e “Osmundo Pontes 100 Anos: Entre a Toga e a Crônica”. Também é diretor integrante da Comissão de Ética da Associação Cearense de Imprensa.

Com informações do TRT-7