ACI recebe Encontro 247 em Fortaleza

A sede da ACI recebeu o Encontro 247, evento que já aconteceu em outras capitais do país. Na ocasião, foram lançados os livros do jornalista Rodrigo Vianna e do advogado e professor cearense Marcelo Uchôa. Realizado no último sábado (10/09), no auditório da Associação Cearense de Imprensa (ACI), o lançamento dos livros “De Lula a Bolsonaro” do jornalista Rodrigo Vianna e “O pesadelo de uma nação”, do advogado e articulista do portal Brasil 247, Marcelo Uchôa. As obras literárias trazem reflexão sobre o desafiador momento vivido pelo Brasil nos dias atuais.
O evento ocorreu em auditório com 100% das cadeiras ocupadas e transformou-se num verdadeiro ato em defesa de democracia, do estado de direito, das liberdades de expressão e de imprensa, bem como do Jornalismo comprometido com os direitos humanos.
Também participaram da mesa de debates, além dos autores, a professora Adelaide Gonçalves, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Rafael Mesquita, a diretora da ACI, Angela Marinho, a presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, e os jornalistas Leonardo Attuch e Florestan Fernandes Junior.

Um dos momentos de grande emoção foi quando Florestan lembrou os tempos do exílio do seu pai, também jornalista, durante a Ditadura Militar, que precisou se afastar da família: – Não quero que isso se repita, afirmou. A atriz e bailarina Ecila Moreira de Meneses também emocionou a todos e todas da plateia com sua homenagem às mulheres de luta do Brasil, a partir das revolucionárias da Confederação do Equador, relembrando nomes de mulheres do Ceará e demais regiões do Brasil.
Todas as falas ressaltaram a importância de uma imprensa livre e democrática, os ataques do atual presidente do Brasil aos jornalistas no exercício da função, assim como a perspectiva de dias melhores para o avanço da liberdade de imprensa e da democracia.
O evento finalizou com uma confraternização entre os presentes na cobertura do prédio da ACI, com autógrafos e um coquetel oferecido pelos autores dos livros, com petiscos da produção do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).