ACI participa do lançamento da plataforma dos jornalistas do Ceará para as eleições 2022

Nesta terça-feira (20/09), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), lançou a plataforma dos e das jornalistas do Ceará para as Eleições 2022 e entrega das propostas aos candidatos e candidatas cearenses.

O evento se deu na sede do Sindicato, em Fortaleza (CE) com participação de parte da diretoria da Associação Cearense de Imprensa (ACI). Os jornalistas Antônio Lima Junior (segundo secretário ), Salomão de Castro (diretor de atividades sociais e culturais) e Paula Bandeira (suplente) registraram presença na ação.

Os postulantes ao Governo do Estado do Ceará, à Assembleia Legislativa do Ceará, ao Senado e à Câmara dos Deputados e à Presidência da República foram convidados a selar compromisso com as propostas da categoria. Dentre os nomes presentes, estiveram a candidata do PCB à Presidência da República, Sofia Manzano, a candidata a vice-governadora Jade Romero (MDB), da chapa de Elmano Freitas (PT), bem como candidatos à Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara dos Deputados pelo PT, Psol, PCdoB, PCB e UP.

O material elenca as principais pautas debatidas nos últimos congressos estaduais e nacionais da categoria, assim como demandas históricas da classe. As propostas apresentadas são o espelho do que jornalistas esperam para o Ceará e para o Brasil, tanto do Executivo quanto do Legislativo.

“A plataforma apresenta as demandas históricas dos e das jornalistas do Ceará e do Brasil e atua na perspectiva da consolidação de um projeto de desenvolvimento democrático-popular. As propostas também defendem a retomada de direitos usurpados no Congresso, especialmente os do trabalho, a promoção do direito à informação e o fortalecimento dos processos de democracia direta e participativa”, ressaltou Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce.

Para Salomão de Castro, o momento atual é de mobilização dos jornalistas e comunicadores. “As eleições se aproximam e muitas questões relevantes estão em pauta”, apontou. Em contato com candidatos e jornalistas presentes ao evento, Salomão divulgou o Observatório Liberdade de Imprensa e Democracia (LID), da ABI, que recebe denúncias relacionadas a atos de violência contra jornalistas e comunicadores.

Confira a lista dos candidatos que assinaram a plataforma aqui