Prêmio IRB de Jornalismo tem como júri diretoria da ACI 

*Com colaboração de imagem e textos do Instituto Rui Barbosa (IRB)*

A Associação Cearense esteve presente no Prêmio IRB de Jornalismo, divulgado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), nesta segunda-feira (27/11). O Edital nº 06/2023-IRB com o resultado oficial do Prêmio IRB de Jornalismo teve como tema “A atuação dos Tribunais de Contas para a melhoria das políticas públicas do país”. Foram submetidos trabalhos de reportagem em três categorias: Telejornalismo; Radiojornalismo; e Webjornalismo.

Os trabalhos foram analisados e avaliados por uma Comissão Julgadora composta pelos Conselheiros Edson Ferrari, Membro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), representando as Cortes de Contas do Brasil; e Inaldo Araújo da Paixão, Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), como representante do IRB; e os jornalistas Salomão de Castro, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); e Inês Aparecida, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ACI).

Para Salomão de Castro, representante de ABI e também diretor da Associação Cearense de Imprensa (ACI), foi um processo interessante para os participantes do júri, que incentivam e torcem para que este prêmio se torne duradouro, se fortalecendo com novos elementos no próximo ano. ‘’Apresentei à diretoria duas sugestões que foram aceitas, foram elas: a partir da próxima edição, premiar até o terceiro colocado em cada categoria, pois nesta edição foram premiados apenas os trabalhos até a segunda colocação, e a inclusão das categorias de fotojornalismo e comunicação interna. Foi uma experiência muito interessante e proveitosa para nós, membros do júri.”, completou. 

Inês Aparecida, representante da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e jurada na premiação, destaca a importância de participar do julgamento, afirmando: “Participar do julgamento nos proporciona a oportunidade de aprofundar nosso entendimento sobre as atribuições dos Tribunais de Contas por meio de reportagens com dados sólidos e conteúdos apresentados de forma acessível ao grande público.” A jornalista conclui sua observação ressaltando a relevância desse processo.

Após a análise de critérios como a adequação dos trabalhos ao tema, multiplicidade e qualidades das fontes, bem como a inovação e criatividade das informações, a Comissão Julgadora homologou o seguinte resultado, por categoria:

CategoriaColocaçãoTítulo da matériaAutor
Telejornalismo1º Colocado“Obras do Canal do Fragoso ainda estão pela metade depois de dez anos”Wagner Sarmento (PE)
2º Colocado“Mulheres no Controle: TCE-RN faz auditoria sobre violência de gênero e rede feminina de apoio”Sérgio Henrique Santos (RN)
Radiojornalismo1º Colocado“A fiscalização dos Tribunais de Contas nos Planos de Educação”Mateus Bitencourt (SC)
2º Colocado“O enfrentamento dos Esgotamentos Sanitários”Kayo Passos (CE)
Webjornalismo1º Colocado“Maria vai à creche: com 30 mil crianças na fila por escola em MS primeira infância vira prioridade”Aliny Mary Corrêa (MS)
2º Colocado“Água e esgoto: como os Tribunais de Contas irão fiscalizar o novo Marco do Saneamento”Alessandra de Oliveira (CE)

Os primeiros colocados em cada categoria receberão premiação no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) acompanhado de certificado de participação, e os segundo colocados receberão premiação no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais).

A solenidade de premiação será realizada no dia 1º de dezembro, durante a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza-CE, integrando o calendário de ações comemorativas aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa.