O Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB Fortaleza promove lançamento do livro “Nós, Sobreviventes do Ódio – Crônicas de Um País Devastado”, da jornalista paraense Cristina Serra, uma das mais reconhecidas profissionais de imprensa, autora de textos sobre conjuntura política, econômica e social, defesa da democracia, combate ao golpismo, ao belicismo, à negligência com a pandemia, às “fake news”.
O lançamento na capital cearense acontece na quarta-feira, 5 de julho, às 19h, com debate aberto ao público, com entrada franca, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota). O debate terá mediação do jornalista cearense Nilton Almeida e será aberto a perguntas de todos e todas os/as interessados/as. Contará ainda com um pocket-show, com atração a ser definida, como encerramento. A programação tem curadoria da escritora e produtora cultural Sara Síntique, também responsável pela produção, juntamente com o jornalista e produtor cultural Dalwton Moura.
“Nós, Sobreviventes do Ódio”, quarto livro da jornalista Cristina Serra, 60 anos, 26 anos dos quais dedicados ao exercício do jornalismo na Rede Globo, é, no dizer de Janio de Freitas, uma reflexão em tempo real sobre os anos mais tenebrosos do Brasil desde a redemocratização. O livro reúne 224 crônicas publicadas pela autora no jornal Folha de S.Paulo, entre 2020 e o começo de 2023, período que combinou a chegada da extrema direita ao poder com Bolsonaro, o ultraliberalismo de Paulo Guedes e a pandemia do coronavírus.
Os artigos foram selecionados a partir de alguns temas: os ataques à vida dos brasileiros, à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Alguns deles, inclusive, viralizaram nas redes sociais. Os textos avançam até o começo do governo Lula e a tentativa de golpe, em Brasília, no 8 de janeiro.
Para a autora, o livro é um esforço de documentação e memória das atrocidades perpetradas pelo governo Bolsonaro para que os crimes cometidos por ele, ministros, assessores, políticos e autoridades não fiquem impunes. “Em vários momentos, tive a sensação de que o país desmoronava ao meu redor e, muitas vezes, escrever foi um exercício dilacerante e doloroso. Mas era preciso escrever”, afirma.
O artigo que dá título ao livro assinala a importância do acerto de contas na justiça entre a sociedade brasileira e seus algozes, e é também destacado por Janio de Freitas na “orelha” do livro, incluindo o seguinte trecho: “Você, Jair, não tem direito ao esquecimento. E nós, sobreviventes do vírus do ódio, temos o dever da memória e da verdade”.
Publicado pela Editora Máquina de Livros, “Nós, Sobreviventes do Ódio” tem apresentação do jornalista Janio de Freitas e texto da contracapa assinado por Juca Kfouri. A obra está à venda nas principais livrarias e sites do país e pode ser adquirida antecipadamente no Centro Cultural Banco do Nordeste, ao preço de R$ 59,00.
Comentário de Juca Kfouri
“De 2020 pra cá, abrir a página 2 da Folha de S.Paulo é como abrir a janela pela manhã e ver ox sol. Com absoluta clareza e lucidez, está lá a coluna de Cristina Serra, a melhor presidenta que a ABI não teve, destrinchando com coragem e sem meias-palavras o dia a dia do país. Quem a via na TV sabia estar diante de excelente jornalista, embora não desconfiasse da sua incrível capacidade de deixar nus os obscurantistas. Cristina Serra deu inestimável contribuição para entender o triste período vivido pelo Brasil recentemente. O governo brasileiro, entre 2019 e 2022, deixou apenas legado de destruição, embora tenha dado à luz analista tão privilegiada. A coletânea de seus artigos fala por si só e é a melhor prova disso”.
Mais sobre a autora
Cristina Serra é uma das jornalistas mais críticas e respeitadas do país. Trabalhou em veículos como Jornal do Brasil, Veja, Folha de S.Paulo e Rede Globo. Na TV, foi repórter no Rio de Janeiro e em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do Programa do Jô.
SERVIÇO:
Lançamento em Fortaleza do livro “Nós, Os Sobreviventes – Crônicas de Um País Devastado”, da jornalista e escritora Cristina Serra, com a presença da autora. Quarta-feira, 5 de julho, às 19h, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota), com realização do Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB Fortaleza. Entrada franca. Debate mediado pelo jornalista cearense Nilton Almeida e aberto a todos/as os/as interessados/as. Encerramento com pocket-show. Livro já à venda no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro): R$ 59,00.