Morre o jornalista Francisco Souto Paulino

É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Associação Cearense de Imprensa (ACI) informam o falecimento, aos 87 anos, do jornalista e professor Souto Paulino.

Filiado às entidades, Francisco Souto Paulino é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduado em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal, também possui Pós-Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Associado número 992 do Sindjorce, está registrado nos quadros sindicais desde 1996. Era casado com a jornalista Leda Maria, com quem tinha três filhas.

Docente aposentado da UFC, lecionou na instituição por 22 anos, onde também teve a oportunidade de contribuir como administrador e coordenador do Departamento de Comunicação Social e chefe de gabinete e do então reitor René Barreira. Instalou e coordenou o Curso de Comunicação Social da Faculdades Nordeste (FANOR) e lecionou na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Ele foi um dos fundadores da Agência da Boa Notícia, em 2007. Como presidente da instituição, criou o Prêmio Gandhi de Comunicação, premiação de referência no estado. Atuando até 2019 na ONG, o profissional foi um dos precursores do debate da cultura de paz na comunicação.

A partida de Souto Paulino deixa um vazio imensurável na categoria, que, das salas de aula às cerimônias do Prêmio Gandhi, aprendeu com esse artífice de seu tempo. Quis os redatores do universo que o colega partisse na véspera do Dia do Jornalista. Ele agora estará semeando a paz em nossas memórias.

Aos familiares e amigos do jornalista, nosso mais profundo pesar. E ao professor, nossa eterna gratidão!

O velório de Souto Paulino será no Funerária Ethernus, a partir de amanhã (07), às 14h, e sepultamento no sábado às 10h, no Parque da Paz.