JORNALISTA HELENA MARTINS, SÓCIA DA ACI, É CONVIDADA A COMPOR EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE LULA

A jornalista Helena Martins, professora efetiva do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), sócia da Associação Cearense de Imprensa (ACI) foi convidada para integrar a equipe de transição de governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Seu nome foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 11, assinada pelo coordenador da equipe de transição e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Ela será uma das coordenadoras do grupo de trabalho responsável pela Comunicação.

Em entrevista a um jornal local, Helena afirmou que a transição não substitui os debates que efetivamente serão feitos ao longo do próximo governo. “Espero contribuir com a discussão estratégica sobre as comunicações, bem como com a afirmação da comunicação como um direito”. A jornalista considera a desinformação uma ameaça à democracia e precisa ser enfrentada com políticas públicas robustas. Em uma rede social, Helena reconhece ser um enorme desafio: “Como pesquisadora, militante pelo direito à comunicação, mulher e nordestina, não faltam pautas coletivas para levarmos ao debate”.

De acordo com o DOU, a Coordenação do Grupo Técnico de Comunicação do Gabinete de Transição Governamental conta também com Alessandra Orofino, especialista em economia e direitos humanos; Cézar Santos Alvarez, ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações; Jorge Bittar, ex-deputado federal; e Paulo Bernardo Silva, ex-ministro das Comunicações.

Foto: Arquivo ACI (Helena no auditório da ACI).