ACI apoia I Prêmio Sintaf de Jornalismo

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) apoia o I Prêmio Sintaf de Jornalismo (SintafJor), lançado nesta quarta-feira (09/03), na Assembleia Legislativa do Ceará. De iniciativa do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), o Prêmio visa valorizar e reconhecer trabalhos produzidos por profissionais da imprensa cearense que divulguem a atuação dos fazendários, estimulando os veículos de comunicação a ampliarem o olhar sobre o servidor da Secretaria da Fazenda do Ceará, em suas múltiplas atividades.

O evento contou com a presença de personalidades de referência no jornalismo cearense, que destacaram o impacto positivo da ação.

O presidente da ACI, Salomão de Castro, externou seu interesse de que a premiação se fortaleça nesse primeiro momento, alcançando amplo reconhecimento dos meios de comunicação do estado nas diversas categorias presentes. “Procuraremos trabalhar para que essa temática possa ser melhor explorada pelos jornalistas, principalmente na perspectiva do cidadão, na discussão sobre a questão fazendária e como essa atividade tem reflexo e consequência na vida de cada pessoa”, evidenciou. “A ACI, mais uma vez, soma-se a uma nova premiação que está surgindo. Colocamo-nos à disposição no sentido de atuar em todas as etapas que forem necessárias”.

Coordenadora do Prêmio Gandhi de Comunicação e ex-diretora da ACI, a jornalista Ângela Marinho, que também prestigiou a solenidade, lembrou que o referido Prêmio nasceu dentro do Sindicato dos Jornalistas com o objetivo de alertar a sociedade sobre os direitos das pessoas com relação à divulgação de sua imagem, principalmente as minorias, que são as mais expostas na rotina da cobertura jornalística.

Educação fiscal em pauta

Em sua fala, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, avaliou como positiva a decisão do Sindicato dos Fazendários em realizar um prêmio de jornalismo, sobretudo nesse momento de enfrentamento à desinformação em massa. “É muito importante, ainda, o desenvolvimento da temática da educação fiscal, da cidadania e da justiça fiscal e social, questões que estão circulando em torno do prêmio que foi lançado”, sublinhou.

O jornalista Moacir Maia – ex-assessor de comunicação da Prefeitura de Fortaleza, na gestão do prefeito Roberto Cláudio – falou de sua experiência como um dos criadores do Prêmio de Jornalismo da Prefeitura de Fortaleza. “É importante destacar o quão importante é a provocação em poder de um prêmio de jornalismo. De maneira direta, significa jogar luz sobre um tema e, muitas vezes, sobre a instituição que o promove”, avaliou.

Samuel Sena, jornalista da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Ceará, compartilhou de sua experiência com o Prêmio MPCE de jornalismo, lançado em 2019. “O lançamento de um Prêmio de Jornalismo é um convite à participação popular, ao controle social de uma instituição. No nosso caso, o MP está no bojo do controle social. Deixou de ser o mero acusador para ser uma instituição que está ao lado da sociedade. Cuidamos dos direitos do consumidor, assim como os fazendários buscam equilibrar a balança tributária”, destacou.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sintaf