ACI sedia o lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024

Na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), o Sindjorce uniu forças com a ACI para lançar a Campanha Salarial Nacional Unificada das e dos Jornalistas 2024, no dia 27 de janeiro. O evento ocorreu durante o Pré-Carnaval das e dos Jornalistas, no histórico terraço da entidade, marcando a 2ª Edição do Encontro dos Blocos “Imprensa que é Bom” e “Matou a Pau…ta!”.

Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização e Negociação Salarial da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), destacou a importância de lançar a campanha em um momento festivo, enfatizando que luta e festa não são ações antagônicas, e ressaltou a tradição do bloco Matou a Pau…ta! de levar as reivindicações dos jornalistas cearenses para as ruas.

Para o presidente da Associação Cearense de Imprensa, Helly Ellery, é muito gratificante que a ACI esteja sendo o local de lançamento da campanha salarial, pois é a casa da imprensa. “Essa é a casa dos profissionais da imprensa, então desejamos que esses profissionais se sintam pertencentes aqui. Esse prédio além de ser da ACI, é do Sindjorce e de todos vocês, nós precisamos ocupar esses espaços, porque a construção coletiva é onde conseguimos, de fato, conquistar as coisas”, concluiu.

As negociações salariais para o segmento de Rádio e Televisão no Ceará, cuja data-base é 1º de janeiro, já estão em andamento, com a segunda rodada contando com a participação da presidenta da FENAJ, Samira de Castro. Os jornalistas cearenses reivindicam 11,53% de reajuste salarial e novas cláusulas que incluem equiparação salarial entre gêneros, extensão da licença maternidade para 180 dias, entre outras.

No mesmo contexto, junto da Associação Cearense de Imprensa, a diretoria do Sindjorce e FENAJ, comprometem-se a valorizar o jornalismo e os jornalistas. Durante o evento, onde foi realizado o lançamento local da Campanha Salarial Nacional Unificada da categoria, Helly Ellery, presidente da ACI, convidou a categoria a aderir essa luta, destacando a importância de defender a liberdade de imprensa e os direitos dos jornalistas.

Na programação, o show da talentosa Lana Félix e sua banda proporcionou momentos musicais memoráveis, enquanto o Pré-Carnaval dos(as) Jornalistas oferece um ambiente animado e descontraído. Além disso, houveram homenagens emocionantes aos saudosos jornalistas Déborah Lima e Anderson Sandes, cujas contribuições marcaram profundamente a trajetória da Associação e do Sindicato, além de possuírem histórias que se entrelaçam com o surgimento do bloco Matou a Pau..ta! e com a cultura popular.

Fotos por: Comunicação da ACI