ACI SEDIA HOMENAGEM À JORNALISTA ADÍSIA SÁ

Na última quinta-feira, a Associação Cearense de Imprensa (ACI) sediou, no seu auditório,  uma homenagem à jornalista Adísia Sá, em reconhecimento aos seus serviços à sociedade cearense. A honra foi concedida pela Ala Feminina da Casa Juvenal Galeno e pela Associação Brasileira de Ouvidores – ABO, instituição da qual Adísia Sá foi a primeira presidente. Durante o evento, foi destacada a notável trajetória profissional da jornalista e suas valiosas contribuições para a ACI.

Adísia Sá formou-se em Filosofia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará em 1954 e obteve sua licenciatura pela Faculdade de Filosofia do Ceará em 1962. Ela lecionou na Universidade de Fortaleza e na Universidade Federal do Ceará, tornando-se professora em Metafísica em 1969. Adísia também teve papel fundamental na implementação do primeiro curso de Jornalismo no Ceará, sendo membra fundadora do Curso de Jornalismo da UFC e da seção Ceará da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO).

Para Willame Moura, vice-presidente da ACI, homenagear Adísia é sempre muito especial, porque para a categoria ela é um símbolo. ‘’Nós temos a honra de estar ao lado de uma mulher que é jornalista, radialista, professora e escritora, que exerceu sua profissão com respeito e dignidade. O profissional para mim deve ser honesto e sincero, e a Adísia preenche todas essas lacunas, sendo não só uma ótima profissional, mas uma pessoa admirável, muito apegada e esta entidade que com muita honra carrega seu nome em nossa história.’’, completa.

Fotos por: ACI

Adísia conta que desde cedo quis ser jornalista e que um de seus sonhos era fazer parte da ACI, onde pertence com muito orgulho e prazer. ‘’Para mim, a ACI é uma história que se faz ao longo do tempo, de maneira que gosto dessa entidade por ela hoje, mas muito mais pela sua história, que carrega respeito e comprometimento com o verdadeiro jornalismo. Sua história é uma continuidade, não é um momento, mas o contínuo.’’, finaliza ela.

A jornalista Adísia Sá ficou emocionada com a homenagem e agradeceu a todos os presentes. Além de sua atuação na ACI, ela ocupou cargos de direção em diversas entidades de classe, incluindo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão dos Agenciadores e Trabalhadores em Empresas de Publicidade do Estado do Ceará, e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), onde representou a entidade junto à Confederação dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop) e fez parte do Conselho Editorial da Summus Editorial.