Ceará amplia representação na ABI

A participação de cearenses em espaços relevantes de decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi ampliada nesta segunda-feira (12/06), em reunião do Conselho Deliberativo (CD) da entidade. Os diretores da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro e Rita Silveira, ocupam agora espaços diferenciados na entidade nacional.

Na reunião desta segunda-feira, o pleno do Conselho elegeu, por unanimidade, a composição da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, para mandato de um ano. Tendo na presidência a atual vice-presidente da ABI, Regina Pimenta (SP), a Comissão tem em sua composição Salomão de Castro, Armando Rollemberg (DF), Fábio Costa Pinto (BA), Gabriel Romeiro (SP), Leonardo Attuch (SP), Roberto Junquilho (ES), Rosayne Macedo (RJ), Rose Nogueira (SP), Rumba Gabriel (RJ), Vera Durão (RJ), Vilson Romero (RS) e Xico Teixeira (RJ). Salomão foi reeleito para a Comissão, tendo integrado o colegiado no mandato anterior.

A Comissão monitora, denuncia e repudia as ocorrências envolvendo atentados aos direitos humanos e à liberdade de imprensa em todo o Brasil. Também acolhe e orienta profissionais que tenham sofrido ataques físicos, virtuais ou assédio judicial.

Representações regionais

Ainda na reunião, Regina Pimenta anunciou os representantes regionais da ABI, por decisão da Diretoria da entidade: Salomão de Castro (CE), Fábio Costa Pinto (BA), Armando Rollemberg (DF), Mariana Valadares (SP) e Moisés Mendes (RS).

Outros espaços

Já Rita Silveira recentemente assumiu assento na Comissão de Assistência Social da ABI. Coordenado por Rosayne Macedo (RJ), o colegiado é composto, além de Rita, por Analea Rego (RJ), Cleyber Fintelman, Elen Genuncio, Fábio Costa Pinto (BA), Iara Cruz, Ilza Araújo (RJ), Júlio Lobo, Lygia Jobim (RJ) e Rose Nogueira (SP).

Na atual composição do Conselho Deliberativo, Salomão de Castro é conselheiro titular, em mandato que prossegue por um ano. O Conselho tem em sua composição 45 titulares e 45 suplentes. Esta foi a primeira reunião após a eleição da mesa diretora do CD, composta por Marcos Gomes (RJ) como presidente, Laurindo Lalo Leal (SP) como 1º secretário e Terezinha Santos (RJ) como 2ª secretária, em 15 de maio de 2023.

“A participação de cearenses em espaços diferenciados da ABI fortalece o vínculo da entidade com nosso estado, bem como com a própria ACI, e demonstra sensibilidade do Conselho Deliberativo e da Diretoria da ABI com as demandas que temos encaminhado nacionalmente. Procurarei, com a companheira Rita Silveira, honrar a confiança da entidade nacional no nosso trabalho”, pontua Salomão.

Texto: Salomão de Castro e Vilson Romero

Fotos: Vilson Romero