ACI PARTICIPARÁ DE PLENÁRIA DO FÓRUM NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

A Associação Cearense de Imprensa participará de plenária do Fórum Nacional pela
Democratização da Comunicação (FDNC), através do seu segundo secretário e jornalista, Antônio Lima Junior, que atuará como Delegado

O Fórum Nacional pela democratização da comunicação (FNDC) agrega diversas entidades e se organiza através das suas plenárias, coordenações e encontros que ocorrem com regularidade. A plenária precisa passar por etapas estaduais, onde as entidades que são associadas ao FNDC se organizam  para debater as teses discutidas em plano geral.

No último dia 15 de fevereiro ocorreu a etapa estadual, onde, a Associação Cearense de Imprensa participou de forma virtual, com a presença de várias entidades, como rádios comunitárias, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce), Movimento Sem Terra (MST), partidos políticos e organizações do campo progressista, onde se discutiu as teses que avaliam a conjuntura e se propôs as pautas prioritárias para o Fórum nesse período de mudança de governos.

A ACI é vinculada a FNDC no estado do Ceará, onde participará, de forma híbrida, da plenária nacional que ocorre em São Paulo, nos dias 3 a 5 de março, com a participação do jornalista Lima Junior, que já participou de 2 encontros nacionais, sendo um em Brasília, 2017, e outro em São Luís, 2019, o qual atuará como Delegado. Ele é segundo secretário na ACI, suplente de delegado da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Sindjorce, além de representante da associação no FNDC.

Segundo Lima, o objetivo do fórum é articular os movimentos sociais em defesa da democratização da comunicação. Para ele as plenárias trazem como propostas os projetos de Leis que tratam da democratização da comunicação e o debate sobre a concentração dos monopólios da mídia no Brasil.

“A ideia é que a gente possa sair dessa plenária com uma articulação dessas propostas que estão sendo construídas para a comunicação, e o papel da ACI nesse processo é muito importante porque a entidade tem sido incansável na defesa da democracia, e de uma comunicação plural que possa responder aos reais interesses da população brasileira.’’ completa.

A ACI, fazendo valer o seu pensamento reforçado nas últimas gestões, tem se comprometido nessas diversas articulações que envolvem o campo da comunicação e da imprensa cearense. A perspectiva é que possa existir uma vigorosa reoxigenação do movimento do FNDC, para que impulsione o Fórum no estado do Ceará dando a retomada necessária nas suas mobilizações dentro do campo do debate da comunicação no Estado.