Diretor da ACI faz contato institucional com ABI

O diretor de Atividades Sociais e Culturais da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro, manteve contato institucional, nesta terça-feira (26/07), com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, na sede da entidade nacional, no Rio de Janeiro (RJ). O encontro se deu também com a participação de Rogério Marques, que, juntamente com Salomão, integra o Conselho Deliberativo da ABI.

No encontro, Salomão fez um balanço sobre atividades realizadas pela ACI ao longo do ano e destacou a defesa feita pela entidade da construção de um protocolo que busque garantir a segurança dos comunicadores na cobertura das eleições deste ano – proposta construída no Ceará, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do estado (Sindjorce) e as Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza e da Assembleia Legislativa.

O diretor da ACI também abordou as ações desenvolvidas pela Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI, que passou a integrar neste ano.

Defesa do direito à liberdade de expressão

Octávio Costa informou que a a ABI, em parceria com o escritório Nicodemus & Nederstigt Advogados Associados, vai desenvolver o projeto de proteção e garantia dos jornalistas no direito à liberdade de expressão e do exercício do jornalismo nas eleições de 2022.

De acordo com ele, o projeto vai prestar assistência jurídica individual para jornalistas e comunicadores, por meio de atuação direta e de parcerias com escritórios de advocacia, Comissões de Direitos Humanos da OAB, Institutos, Organizações não governamentais, dentre outros atores, e instalar um Observatório como central de referência para receber denúncias de cerceamento de atuação profissional de jornalistas durante o processo eleitoral e mobilização das redes sociais nacionais e internacionais para que as liberdades de expressão e imprensa como direito humano sejam amplamente debatidas pela sociedade nas mídias sociais.

O presidente da ABI destacou ainda que a entidade está comprometida com políticas de gênero na execução desse projeto ao levar em consideração a vulnerabilidade da mulher jornalista a fim de garantir seus direitos e proteção.