Presidente da ACI integrará Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI

Em reunião virtual do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), nesta segunda-feira (23/05), foi eleita, por unanimidade, a nova composição da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da entidade. A partir de proposta da vice-presidente da ABI e presidente da Comissão, Regina Pimenta, foram aprovados os nomes dos 19 membros do colegiado, dentre eles o do presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro.

Ao apresentar os nomes à avaliação do Conselho Deliberativo, Regina Pimenta destacou que integram regiões e estados diferenciados, o que permitirá uma atuação abrangente da Comissão no que se refere aos casos relacionados a ataques à Liberdade de Imprensa e aos Direitos Humanos em todo o País.

“Sem nenhum demérito às demais, a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos tem os maiores escopo e representatividade dentre as existentes na ABI, na minha opinião. Sua composição, com nomes de estados como Ceará, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná, permitirá uma abrangência maior naquilo que a ABI pode fazer em defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, sobretudo neste ano, em que sofremos tantas ameaças nestes campos específicos”, analisa Salomão de Castro, que integra o Conselho Deliberativo da ABI, com mandato até 2024.

Composição da Comissão

Integram a Comissão, além de Regina Pimenta e Salomão de Castro, os seguintes nomes: Alon Feuerwerker (DF), Armando Rollemberg (DF), Carlos Eduardo Lins da Silva (SP), Dojival Vieira dos Santos (SP), Fábio Costa Pinto (BA), Gabriel Romeiro (SP), Ivan Seixas (PR), Leonardo Attuch (SP), Lygia Jobim (RJ), Marcelo Auler (RJ), Moisés Mendes (RS), Paulo Pedron (PR), Roberto Junquilho (ES), Rosayne Macedo (RJ), Rose Nogueira (SP), Rumba Gabriel (RJ) e Xyco Teixeira (RJ).

Outras Comissões

Também na reunião do Conselho Deliberativo, foram aprovadas, por unanimidade, as composições das comissões de Ética dos Meios de Comunicação (também presidida por Regina Pimenta) e de Sindicância (cuja presidente é a conselheira Beatriz Santacruz). As três comissões são eleitas anualmente pelo Conselho Deliberativo.

“Sem nenhum demérito às demais, a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos tem os maiores escopo e representatividade dentre as existentes na ABI, na minha opinião. Sua composição, com nomes de estados como Ceará, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, permitirá uma abrangência maior naquilo que a ABI pode fazer em defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, sobretudo neste ano, em que sofremos tantas ameaças nestes campos específicos”, analisa Salomão de Castro, que integra o Conselho Deliberativo da ABI, com mandato até 2024.