Entidades buscam Comissões de DH da Câmara e da Assembleia para enfrentamento à violência contra jornalistas

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) foi uma das entidades que esteve presente em reunião na última quinta-feira (28/04), na sede do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), com os presidentes das Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza e da Assembleia Legislativa do Estado, para tratar de ações conjuntas no enfrentamento à violência contra os profissionais da mídia. Foi deliberado que as duas comissões irão solicitar audiência com a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) para apresentar as demandas conjuntas das entidades, sobretudo em função da proximidade da cobertura .jornalística das eleições deste ano.

Além do presidente da ACI, Salomão de Castro, participaram o presidente do Sindjorce e diretor de Mobilização e Negociação Salarial da FENAJ, Rafael Mesquita; a segunda vice-presidenta da FENAJ e diretora de Comunicação do Sindjorce, Samira de Castro; a diretora de Administração e Finanças do Sindjorce, Germana McGregor; a vereadora Larissa Gaspar (PT); o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e a jornalista sindical e filiada da Associação Brasileira de Imprensa, Marina Valente.

Para o presidente da ACI “o processo que resultará na construção de um protocolo de segurança para comunicadores avança, com elementos concretos e subsídios que as entidades estão coletando junto às Comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza”. “Tivemos um encontro bastante produtivo, em que ACI e Sindjorce também forneceram informações aos parlamentares para buscar soluções junto ao poder público”, disse Salomão de Castro.

Com informações do Sindjorce