Diretoria da ACI apresenta balanço de ações realizadas em 2021

Em assembleia realizada no dia 11 de dezembro, no formato híbrido (presencial e virtual), a Diretoria Executiva da Associação Cearense de Imprensa (ACI) apresentou o balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2021. O encontro marcou a reabertura do auditório, cujas atividades estavam suspensas desde o início da pandemia do Coronavírus, em março de 2020, com o evento se realizando em respeito aos protocolos sanitários.

Na atividade, o 1º tesoureiro da ACI, Antonio Galdino, a diretora de Comunicação Social, Márcia Catunda, e os diretores de Patrimônio, Flávio Vasconcelos, de Biblioteca e Hemeroteca, Nilton Almeida, e de Atividades Sociais e Culturais, Helly Ellery, apresentaram o que foi realizado em cada área durante o ano. Ficou evidenciado que a Associação Cearense de Imprensa permaneceu atuante mesmo com o cenário desafiador vivido mundialmente com a pandemia.

O presidente da ACI, Salomão de Castro, tratou das ações realizadas neste ano e das perspectivas para 2022, quando a entidade chegará aos 97 anos de existência. “Estamos a caminho do centenário e temos ainda muito a realizar”, afirmou, citando ações em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Ações realizadas

Para 2022, a entidade pretende atrair para o Ceará a realização de uma exposição sobre jornais centenários de Brasil e Portugal, já exibida em Recife (PE) e São Luís (MA). Dentre os veículos incluídos na exibição, está o jornal “Correio da Semana”, de Sobral – único cearense entre os jornais do Brasil presentes na mostra. A ACI apoia a campanha institucional promovida pela Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) e da Associação Portuguesa de Imprensa (API), que pleiteiam a candidatura de 54 jornais centenários (18 brasileiros e 36 portugueses) ao título “Memória do Mundo”, da Unesco.

A Associação Cearense de Imprensa atua em parceria com a ABI para reproduzir, em nosso estado, a campanha institucional em defesa da implantação de Canais da Cidadania nos municípios –concessões de emissoras televisivas a serem fornecidas às cidades. Conforme levantamento da ABI, até agora, 15 municípios do Ceará requereram ao Governo Federal a implantação de Canais da Cidadania.

Em 2021, foi iniciada a inspeção predial do edifício-sede da ACI, localizado na avenida Floriano Peixoto, 735, no Centro de Fortaleza. A diretoria também executou ampla reforma nas quatro casas de veraneio que compõem a Colônia de Férias da Associação, localizadas em Paracuru, no Litoral Oeste do estado. A reforma incluiu acessibilidade, ampliação da segurança das casas, saneamento básico e pintura, valorizando o espaço.

O acesso às redes sociais da ACI teve forte incremento em 2021, enquanto as atividades da Biblioteca, Hemeroteca e do Plebeu Gabinete de Leitura se intensificaram, tendo sido retomadas presencialmente há pouco tempo. A diretoria da Associação atuou ainda por meio de reuniões virtuais e da promoção de lives com a participação de convidados tratando de temas relacionados ao jornalismo e à imprensa.

Na assembleia, houve espaço para manifestações dos sócios, que apresentaram sugestões de ações para a ACI no próximo ano. A data foi marcada ainda por uma confraternização entre diretores e sócios, com um coquetel servido aos que participaram presencialmente do encontro. A assembleia foi transmitida em tempo real pelas redes sociais da entidade.