ABI participa do painel “Água pela Paz” na Assembleia Legislativa do Ceará

*Texto escrito por Salomão de Castro, com informações da Assembleia Legislativa do Ceará e ABI*

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22/03), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Casa, promoveu, nesta manhã, o painel “Água pela Paz”. O debate, que abordou a interconexão entre recursos hídricos e mudanças climáticas, contou com palestras de especialistas no assunto e a participação de estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Patronato Sagrada Família, de Fortaleza.

O representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Ceará, Salomão de Castro, membro do Conselho Deliberativo da entidade, participou do painel. Ele destacou a campanha institucional da Associação pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2021 pela Câmara dos Deputados. A emenda propõe alterar a redação do artigo 5º da Constituição Federal para incluir o acesso à água potável entre os direitos e garantias individuais.

Ao se dirigir ao público, Salomão, também diretor da Associação Cearense de Imprensa (ACI), defendeu que a população busque mobilizar os deputados federais em defesa da iniciativa. “Países da América Latina como Uruguai, Equador, Bolívia, Costa Rica e México já ajustaram suas legislações à Resolução da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o assunto”, afirmou.

Fotos: Bia Medeiros/Alece

Saiba mais

O evento, que traz no título o tema deste ano da ONU para o Dia Mundial da Água, abordou a interconexão entre recursos hídricos e mudanças climáticas. A iniciativa buscou também aumentar a conscientização sobre a gestão sustentável da água, incentivando a cooperação coletiva e o diálogo, reconhecendo o recurso como um importante aliado para a harmonia global.

O painel foi mediado pelo engenheiro ambiental Yuri Passos, gestor da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, e contou com a presença de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do estado e da própria Assembleia Legislativa do Ceará.

Desde o seu lançamento em 1º de fevereiro, a campanha já recebeu apoio de associações e organizações como o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), a Associação Cearense de Imprensa (ACI), a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e a Universidade do Estado da Bahia.