Livro “Como Girei a Roda”, do jornalista Ricardo Lessa, será lançado em Fortaleza neste sábado (08/10)

A obra conta os bastidores e intrigas do Roda Viva, revelados por um de seus apresentadores

Neste sábado, 8 de outubro, a partir das 10 horas, será realizado o lançamento e a sessão de autógrafos do livro “Como Girei a Roda – Bastidores e intrigas do Roda Viva revelados por um de seus apresentadores”. A obra, escrita pelo jornalista Ricardo Lessa, será apresentada ao público na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI).

Em “Como Girei a Roda”, Ricardo Lessa faz um precioso relato de sua experiência como apresentador e das disputas e pressões por trás das câmeras. Lessa foi âncora do Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, entre abril de 2018 e julho de 2019, e conseguiu elevar o canal a altos patamares de audiência e repercussão, ao levar os principais candidatos à presidência na penúltima eleição ao cargo no Brasil.

De acordo com o diretor de Atividades Sociais e Culturais da ACI, Salomão de Castro, a Associação Cearense de Imprensa tem imensa satisfação em receber o jornalista Ricardo Lessa para o lançamento do seu livro em Fortaleza. Ele também enfatiza que o momento é bastante oportuno para o evento. “Nós estamos em pleno segundo turno de uma eleição presidencial, em que o papel da mídia e o comportamento de segmentos expressivos da nossa imprensa é alvo de análise por diversos segmentos da sociedade. Então entendo que vai ser um momento muito rico para todas aquelas pessoas que refletem sobre comunicação, para profissionais de jornalismo, para professores e estudantes”, pontua.

Com ponto de vista privilegiado, Lessa apresenta um conjunto de situações desconhecidas do público como o que se leva em conta na escolha dos entrevistados, quem os escolhe, como se chega à lista de entrevistadores e as interferências contra ou a favor dos nomes propostos, e traz uma rara abordagem sobre o funcionamento de uma TV pública no país. Embora o relato seja focado no programa, o autor esclarece também uma importante discussão sobre o papel da imprensa num momento de acelerado processo de transformação da mídia, com forte impacto na sociedade. “Fica claro para qualquer principiante de jornalismo que, em nosso país, o exercício da liberdade de informação é uma luta constante. No Roda Viva não é diferente”, diz Lessa.

No prefácio de “Como girei a roda”, Eugênio Bucci, jornalista, professor e conselheiro da Fundação Padre Anchieta – instituição mantenedora da TV Cultura -, registra: “No panorama reportado por Lessa, a gente se dá conta de que a história do Roda Viva envolve duelos em que os interesses acomodados no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, têm participação constante. O estilo dos governantes varia, mas os interesses, segundo itinerários mais ou menos velados, mais ou menos constrangidos, sempre batem ponto. A vida é dura”.

Além da presença do autor, o momento contará com um bate-papo e terá um abre para perguntas do público, sessão de autógrafos e por fim um momento de integração entre os presentes. O evento, que ocorre em Fortaleza, dá continuidade à programação de divulgação nacional do livro, que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro, nos dias 29 de agosto e 15 de setembro, respectivamente.

O AUTOR

Carioca, Ricardo Lessa nasceu em 1956; é jornalista desde os 19 anos. Começou como estagiário no Jornal do Brasil. Criou e editou o Hora do Povo e colaborou com O Pasquim. Trabalhou na revista IstoÉ e nas TVs Manchete, Globo e GloboNews.

Em Washington (EUA), apresentou a Voz da América. Passou ainda pelo Relatório Reservado, Correio Braziliense, Gazeta Mercantil, portal Terra e Câmara Americana, em São Paulo. Entre abril de 2018 e julho de 2019, ancorou o Roda Viva da TV Cultura. É colaborador do Valor Econômico e da revista Quatro Cinco Um. Tem prêmios relevantes de jornalismo, entre eles Petrobras, Embratel, Icatu, Firjan e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). “Como Girei a Roda” é o seu quinto livro.

SERVIÇO

Lançamento: Como Girei a Roda – Bastidores e intrigas do Roda Viva revelados por um de seus apresentadores”.

Quando: 8 de Outubro, a partir das 10 horas, na sede da Associação Cearense de Imprensa (Rua Floriano Peixoto, 735 – Centro, 6º andar).

O livro já se encontra à venda nas principais plataformas online: Amazon, Google Play e Apple Store, como também, será vendido fisicamente no evento de lançamento.

FICHA TÉCNICA

Título: Como girei a roda – Bastidores e intrigas do Roda Viva revelados por um de seus apresentadores

Autor: Ricardo Lessa

Editora: Máquina de Livros

Preços: R$ 52 (impresso) e R$ 38 (e-book)

Páginas: 152

Gênero: Jornalismo

Assessoria de Imprensa: Impulsione Comunicação

1 comentário em “Livro “Como Girei a Roda”, do jornalista Ricardo Lessa, será lançado em Fortaleza neste sábado (08/10)”

  1. Alan Sérgio Rodrigues

    Excelente evento que apresenta obra relevante para a imprensa e o público em geral, com experiente e competente jornalista.

Comentários encerrados.