Morre Nilson Lage, observador do mundo

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) com muito pesar, comunica o falecimento do jornalista e professor Nilson Lage, em Florianópolis. Nilson lutava contra um câncer e veio a óbito na noite de ontem (23/08/2021).Nilson atuou em várias vertentes no jornalismo. Foi editor de textos do Jornal do Brasil, redator chefe, editor de Política e de Geral do jornal Última Hora, redator-chefe da revista Manchete, editor do jornal O Globo e gerente da TVE do Rio de Janeiro, além de professor universitário em diversas instituições de ensino.

Nilson contribuiu intensamente nos estudos acadêmicos de jornalismo, sendo o autor de obras de referência na área, são elas: Ideologia e Técnica da Notícia; Linguagem Jornalística; A reportagem – teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística”; Controle da opinião pública; Teoria e Técnica do Texto Jornalístico e Estrutura da Notícia. Na biblioteca da ACI é possível consultar algumas dessas obras.”Sua obra representa uma grande contribuição para o Jornalismo no Brasil. São livros que eternizam sua presença entre nós”. diz Salomão de Castro, presidente da ACI.

A ACI expressa os mais profundos sentimentos a familiares, amigos e conhecidos nesse momento de dor e reafirma a importância de dar continuidade ao legado deixado pelo jornalista e professor . Desejamos que cada profissional e futuro profissional de jornalismo aprenda e coloque em prática os ensinamentos e aprendizados deixados por Nilson Lage.