ACI

Fundada em 1925

Acesse nossas redes sociais:

Biblioteca

banner bibliotecaA Biblioteca da Associação Cearense de Imprense (ACI) surgiu com o intuito de oferecer a sociedade e a seus associados um local agradável de leitura e estudo. Recebe o nome de Biblioteca César Teles Magalhães em homenagem ao primeiro presidente e sócio fundador da Associação Cearense de Imprensa, jornalista César Teles Magalhães. Está localizada no quinto andar do prédio da ACI, na Rua Floriano Peixoto, 735, Centro de Fortaleza. Aberta ao público de segunda à sexta das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Desde o inicio, a biblioteca vem sendo formada por doações de sócios da ACI, e das famílias de associados já falecidos, como também por renomados autores que fazem questão de incorporar suas obras ao acervo. Atualmente conta com aproximadamente 20 mil títulos, incluindo obras raras e de referencia, livros de literatura, história, comunicação social, jornalismo, teatro, poesia entre outros. Vale salientar que este acervo está disponível apenas para consulta local.

Além de livros temos também jornais e revistas presentes na Hemeroteca José Oswaldo de Araújo. Recebe esse nome em homenagem ao sócio da ACI e primeiro diretor da hemeroteca jornalista José Oswaldo de Araújo. A hemeroteca conta com alguns dos principais jornais já publicados no Ceará, muitos já estão fora de circulação como é o caso do Correio do Ceará e Unitário, além de uma vasta coleção de revistas publicadas no Brasil, onde constam o numero um e o ano um de cada periódico. Trata-se de um acervo raro da coleção pessoal do jornalista, já falecido, José Oswaldo de Araújo, doada pela família do mesmo.

No dia 25 de fevereiro de 2014, a historiadora Adelaide Gonçalves fez a doação de seu acervo pessoal para a biblioteca. São cerca de doze mil volumes, dos quais apresentam temáticas como: história do Brasil e o do mundo, poesia, literatura, filosofia, sociologia, bem como assuntos ligados a movimentos sociais, entre outros. Esse acervo está aberto ao público para consulta local no mesmo horário da biblioteca, sendo caracterizado como um ambiente alegre e aconchegante. Nesse mesmo ambiente funciona o Plebeu Gabinete de Leitura que tem como objetivo incentivar a leitura e a publicação de livros e promover debates sobre temáticas diversas.

Venha conhecer o nosso espaço!


Rua Floriano Peixoto, 735, 4º andar - Centro
CEP: 60.025-130 - Casa do Jornalista
Edifício Perboyre e Silva. Fone: (85) 3226.6260 - 3226.6787 www.acimprensa.com.br