Ceará tem representação na chapa única que concorre às eleições da ABI

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) terá chapa única, nas eleições para a renovação de um terço do Conselho Deliberativo, no dia 30 de abril, em pleito a ser realizado por voto eletrônico. O Ceará participa da chapa com a indicação do presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro, como candidato a membro efetivo do Conselho.

O Conselho Deliberativo da ABI é renovado anualmente em 1/3 da sua composição, com mandato de três anos para cada conselheiro. Ele é composto por 45 titulares e igual número de suplentes. Na atual composição, apenas um nordestino está no Conselho: o presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), Múcio Aguiar.

“Participar do Conselho como o segundo nordestino e o primeiro cearense em sua composição é uma honra e grande responsabilidade. Espero poder ampliar discussões sobre questões sensíveis que enfrentamos entre os que militam na imprensa em nossa região”, afirma Salomão de Castro. A chapa conta com nomes do Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Como será a eleição

Nesta segunda-feira (12/04), a Comissão Eleitoral comunicou ao corpo social da instituição que vencido o prazo de 8 de abril – conforme o edital -, apenas a chapa “ABI Luta pela Democracia” pediu inscrição, com 15 candidaturas para conselheiros efetivos e 15 para suplentes. A lista completa com os integrantes da chapa segue no fim da matéria.

Após os procedimentos de conferência das informações da chapa, a Comissão Eleitoral concluiu que foram cumpridos os requisitos do Estatuto, do Regulamento Eleitoral e do Edital.

O ritual do processo eleitoral na Centenária Casa dos Jornalistas começa com a Assembleia Geral Ordinária, marcada para as 10 horas do dia 29/04, na plataforma de teleconferências Zoom. A votação do dia seguinte, 30/04, das 10 horas às 20 horas, vai usar o mesmo software de voto eletrônico das quatro eleições anteriores.

A Comissão Eleitoral informoou que inicia-se em 13/4 o período de sete dias (até 19/4) para impugnação de candidaturas pelo corpo social da ABI. Os associados inadimplentes poderão acertar os pagamentos em atraso até o dia 23 de abril.

Conheça os membros da CHAPA ABI LUTA PELA DEMOCRACIA

Sócios candidatos a Efetivos

1- Antônio Carlos (Tonico) Carvalho Ferreira (SP)
2- Marcelo Silveira Tognozzi