A ACI e o debate sobre vacinação para profissionais de imprensa no Ceará

A Associação Cearense de Imprensa acompannha atentamente o debate sobre a possível proridade na vacinação de profissionais de imprensa no Ceará contra a Covid-19, com a possível inclusão destes trabalhadores do plano de vacinação do estado. Reconhecemos assim o papel de mobilização realizado por entidades representativas de cada categoria dos que militam na imprensa, na luta pela garantia da vacinação.

A mobilização é importante, diante das mortes que se acumulam entre estes profissionais. Segundo dados do relatório da Press Emblem Campaign (PEC), divulgados pela Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), a América Latina é a região que registra mais casos de mortes de profissionais de imprensa por Covid-19, sendo o Brasil o segundo país com mais mortes na região, registrando 113 mortes de jornalistas pelo Coronavírus.

Nos parlamentos, registram-se iniciativas legais em defesa dos profissionais de imprensa. No dia 15 de março, a vereadora Larissa Gaspar (PT), em reunião com vereadores de todo o País,  entregou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o Manifesto do Fórum de Vereadores/as cobrando ao Congresso Nacional ações prioritárias nesta direção e, na ocasião, defendeu a inclusão de profissionais no Plano, dentre eles jornalistas e radialistas.

No dia 9 de março, em reunião da virtual da Frente Parlamentar em Defesa da Imunização contra a Covid-19, da Câmara Municipal de Fortaleza, o colegiado demandou, junto à Prefeitura de Fortaleza, estudo para a inclusão desses profissionais no grupo prioritário de vacinação. Cabe registrar que trata-se de uma frente suprapartidária, que contempla parlamentares de forças políticas distintas da nossa capital: Larissa Gaspar, Ana Paula Brandão (PDT), Gabriel Aguiar (PSOL), Danilo Lopes (Podemos), Guilherme Sampaio (PT), Lúcio Bruno (PDT) e Júlio Brizzi (PDT).

Em outra frente, por iniciativa do deputado estadual Tin Gomes (PDT), foi apresentado no dia 19 de março, na Assembleia Legislativa do Ceará, projeto de indicação que pretende incluir profissionais de rádio e televisão no grupo prioritário em todo o estado. O projeto prevê a vacinação para os profissionais dividida por idade, em duas fases, onde a primeira será para os que possuem idade acima de 45 anos e a segunda fase para os profissionais com idade inferior aos 45.

O assunto também mobiliza o Congresso Nacional. Por iniciativa do deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), o projeto de lei 711/2021, apresentado no dia 3 de março, prevê a inclusão no Plano Nacional de Imunização de profissionais de imprensa envolvidos diretamente na pandemia no grupo prioritário a ser imunizado.

Esta Associação entende que a inclusão de categorias no Plano Nacional de Imunização deve obedecer a critérios rígidos, em decorrência do delicado quadro de todo o Brasil no que se refere ao Coronavírus e da pequena quantidade de vacinas disponível. É inegável que, dentre os profissionais de imprensa, os que efetivamente estão expostos são os que fazem cobertura jornalística presentes fisicamente seja nos próprios veículos em que atuam, seja nas ruas, sobretudo em coberturas de maior risco, como de manifestações que gerem aglomeração e eventos similares. São estas e estes profissionais de imprensa que correm risco bem maior de acometimento pelo Coronavírus, se comparados às e aos colegas que desenvolvem suas atividades por meio do trabalho remoto.

Portanto, a ACI entende que cabe ao poder público regulamentar a forma pela qual se defina quais profissionais de imprensa devam ser incluídos no Plano, com critérios que sigam as diretrizes por nós defendidas. É importante que haja fiscalização sobre a inclusão de cada profissional inclusive junto às empresas jornalísticas, para que qualquer irregularidade seja punida após identificada.

Causa tristeza e preocupação entre nós o aumento dos casos e de mortes por Covid-19 entre os profissionais de imprensa do Ceará, em especial nas empresas que negligenciam os cuidados sanitários, tornando-se verdadeiros locais de contágio, ao não exigirem o uso da máscara, a garantia do distanciamento social e o uso de álcool em gel.

A ACI está à disposição dos profissionais de imprensa para lutar pela vacinação e pelo correto exercício da profissão no Ceará. Acreditamos na eficácia da vacina como cura para a Covid-19, no respeito às medidas sanitárias como prevenção e prezamos e lutamos pela saúde de cada profissional de imprensa no nosso Estado.