Eleições do CGI.Br: com o apoio da ACI, Bia Barbosa é a mais votada

Foi divulgado nesta sexta-feira (22/05), o resultado preliminar das eleições do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br). A jornalista Bia Barbosa, do Coletivo Intervozes, foi a mais votada dos 30 candidatos que estavam concorrendo a uma das 11 vagas do Comitê, com 24 votos, dentre os quais o da Associação Cearense de Imprensa (ACI), por meio do diretor da entidade, Antonio Lima Júnior. O segundo foi Nivaldo Cleto, com 23 votos, do Setor Empresarial Usuário.

Após o resultado, Bia Barbosa agradeceu às entidades que a apoiaram por meio das redes sociais. “Muito honrada por ter sido eleita para representar a sociedade civil no próximo mandato do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br . Agradeço profundamente ao apoio da Coalizão Direitos na Rede, de todas as 24 organizações que nos confiaram seu voto e ao Coletivo Intervozes, onde milito, pela indicação, força na campanha e todo o conhecimento compartilhado nesses quase 17 anos”, registrou, em mensagem na sua página no Facebook.

O representante da Associação Cearense de Imprensa no Comitê, Antonio Lima Júnior, destacou a relevância da eleição para a composição do CGi.Br. “Importante a participação da ACI para estreitar os laços com as entidades que debatem a questão da internet, daí a importância do resultado com a eleição da Bia Barbosa, que sintetiza essa relação das entidades. Agora é manter o ritmo de participação acompanhando a nova gestão do Comitê”, afirmou.

O presidente da ACI, Salomão de Castro, comemorou o resultado, diante do histórico de Bia Barbosa nos movimentos sociais e no movimento sindical dos jornalistas brasileiros. “Com sua qualificação, ela certamente enriquecerá as discussões e decisões de um colegiado cujos posicionamentos são fundamentais para a definição de políticas públicas relacionadas à gestão da Internet, principalmente no período difícil vivido pelo Brasil”, afirmou.

Sobre a eleição

Como há setores em que houve empate nas suplências, haverá nova rodada para saber quais serão os suplentes em definitivo. Até o dia 27 de maio cabe recurso sobre o resultado da votação. No dia 28 de maio sairá a lista definitiva com os candidatos eleitos para a nova composição do CGI.Br, caso não haja recursos.

(Com informações de Marcos Urupá, do site Teletime)