Pelo Trabalho como instrumento de construção da cidadania e de promoção da igualdade

A pouco mais de cinco anos de completar seu centenário, a Associação Cearense de Imprensa está diante de um cenário pioneiro em termos de desafio às instituições, bem como àquelas e aqueles que as constituem: a pandemia gerada por um vírus devastador impôs a todas e a todos não apenas o isolamento social, mas o trabalho remoto, em condições inconstantes, e muitas vezes desiguais, para os que o praticam. Assim nos encontramos hoje, quando se registra a passagem do Dia Internacional do Trabalhador.

Lamentavelmente, um cenário mundial grave toma contornos piores em nosso país, tendo em vista a condução equivocada do Governo Federal sobre questões relativas tanto à saúde pública quanto aos aspectos econômico e social, com medidas tomadas de maneira aleatória, sem objetivos bem definidos, deixando assim desorientada grande parte da população.

A edição das Medidas Provisórias 927 e 936, responsáveis pela redução de salários (com suposta redução de carga horária) e a permissão da suspensão temporária dos contratos de trabalho, sem a garantia da renda da trabalhadora e do trabalhador, acentuam esta cruel realidade. E nos lembram da corresponsabilidade do Poder Legislativo nas ações tomadas pelo Governo Federal.

Não menos grave são as ações tomadas por empresas na condução da crise – no nosso caso, das empresas de comunicação. Recentemente, a ACI se manifestou sobre as demissões em massa sem o pagamento dos devidos encargos trabalhistas de profissionais da comunicação e sobre a manutenção destes profissionais em ambientes de trabalho com risco de contaminação pelo Coronavírus. Esperamos que situações como estas não se repitam.

Desta maneira, é necessário que as trabalhadoras e os trabalhadores nos reposicionemos ao enfrentar esta travessia. Ainda que dramaticamente separados do ponto de vista físico, é necessário que procuremos definir formas de ação conjuntas e capazes de nos levar a um futuro menos danoso que o presente.

Estas ações somente são possíveis, em nossa compreensão, com o fortalecimento das instituições que congregam os profissionais da comunicação. Por meio delas é que poderemos ter nossas vozes ouvidas de maneira mais efetiva e nossas ações desenvolvidas de forma mais prática. Citamos aqui os exemplos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), de posicionamentos firmes e necessários durante este período dramático para todas e todos.

Este é o sentimento que buscamos transmitir a todas e a todos que fazem a Associação Cearense de Imprensa, ao mesmo tempo em que fazemos um chamado para que possamos abrigar mais sócias e sócios.

Neste Dia Internacional do Trabalhador, nosso desejo é o de que possamos caminhar rumo à construção da cidadania efetiva para trabalhadoras e trabalhadores, com todos os elementos que a constituem: saúde, lazer, educação e segurança pública, principalmente. E que busquemos condições de igualdade a todas e todos na busca por serviços públicos ou privados. O empenho e a dedicação que dedicamos ao trabalho é a força que nos move nesta direção.

Conclamamos todas e todos a participar do 1º de Maio coletivo e solidário, uma manifestação virtual a se realizar a partir das 11h30min, por meio do link https://www.facebook.com/events/3020319574748780/

Fortaleza, 1º de Maio de 2020

Salomão de Castro

Presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI)