Projeto Paulo Freire, Semear Internacional e ACI dão início às inscrições de prêmio de jornalismo ⁣

Teve início, na última quarta-feira (01), o período de inscrições para o Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, que irá escolher as melhores reportagens sobre boas práticas no semiárido brasileiro. O concurso é voltado para profissionais de imprensa e irá distribuir R$ 70 mil em prêmios, divididos em quatro categorias: impresso, televisão, rádio e internet. Os primeiros colocados em cada categoria receberão cada um, o valor de R$ 12.500,00, enquanto segundo lugar ganhará R$ 5.000,00 cada um, além de troféus e certificados.⁣

O projeto vai escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, nos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é dar mais visibilidade a essas ações e os impactos positivos que elas causam na vida de agricultores e agricultoras familiares, tanto do semiárido nordestino como de todo o Brasil.

O concurso é voltado para profissionais de imprensa e as reportagens precisam ter sido veiculadas em canais da mídia local e/ou nacional – sejam eles públicos ou privados. São quatro categoriasimpresso, que premiará matérias e artigos publicados em jornais e revistas; televisão, que selecionará produções exibidas em canais – abertos ou fechados – de TV; rádio, que escolherá conteúdo transmitido em estações AM ou FM; e internet, que destacará textos postados na mídia on-line e de perfil jornalístico.

Inicialmente, o prazo para as inscrições iria até o dia 15 de julho, porém, em função da pandemia provocada pela COVID-19, ele será estendido e a nova data será comunicada em breve pela organização. Até lá, serão aceitas reportagens já realizadas este ano, desde o dia 15 de janeiro.⁣

As matérias jornalísticas devem abordar temas como: comercialização de produtos da agricultura familiar, técnicas de beneficiamento, protagonismo de jovens rurais, ações focadas no empoderamento de mulheres, quilombolas e indígenas na zona rural, e mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil. Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) apoia seis projetos, sendo todos na região do Semiárido. No Ceará, no âmbito do Projeto Paulo Freire (PPF) com apoio do FIDA por meio de acordo com o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. ⁣A Associação Cearense de Imprensa (ACI) também está apoiando a iniciativa.

A comissão julgadora – formada por dois integrantes do Semear Internacional e três convidados – escolherá dois trabalhos de cada categoria. O primeiro lugar de cada categoria recebe, além do troféu e do certificado, um prêmio no valor de R$ 12.500,00. Já o segundo lugar recebe, cada um, a quantia de R$ 5.000,00. Em caso de empate, o prêmio será́ divido igualmente entre os concorrentes que empataram.

Para participar da seleção, os jornalistas devem preencher o formulário disponível no endereço eletrônico www.portalsemear.org.br e enviá-lo, junto com a reportagem, pelos Correios, à Coordenação do Programa Semear Internacional, localizada na Rua da Graça 164, Graça, Salvador, Bahia, CEP 40150-055. As demais orientações podem ser encontradas no edital do Prêmio, também disponível no portal acima. ⁣

Cada participante poderá inscrever até três reportagens em cada categoria. O resultado do Prêmio de Jornalismo será informado aos vencedores por e-mail e divulgado nos canais de comunicação do Semear Internacional.

Baixe aqui o Edital: http://portalsemear.org.br/wp-content/uploads/2020/01/edital_premio-jornalismo-PSI.pdf

Acesse aqui o formulário de Inscrição: http://portalsemear.org.br/wp-content/uploads/2020/01/edital_premio-jornalismo-PSI.pdf

Sobre o Semear Internacional

O Semear Internacional é um programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Seu objetivo é promover a gestão do conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, facilitando o acesso a saberes, inovações e boas práticas que possam ser adotados e replicados pela população rural para melhorar suas condições de vida e promover o desenvolvimento sustentável e equitativo da região.

Sobre o FIDA

O FIDA é uma instituição financeira internacional e uma agência especializada das Nações Unidas com sede em Roma. Investe na população rural, empoderando-a para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e fortalecer a resiliência. No Brasil desde 1980, as operações financiadas pelo FIDA no Brasil incluem seis projetos que beneficiam mais de 250 mil famílias.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Está presente no Brasil desde 1964, atuando em projetos com governos municipais, estaduais e federal.

Mais informações:

Projeto Paulo Freire