ACI participa do 4º ENDC

O 4º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (4ENDC) foi encerrado neste domingo (20) com a aprovação da Carta de São Luís. O documento reafirma de forma contundente a defesa da liberdade de expressão e da democracia, e denuncia os principais movimentos autoritários em curso no país.

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) esteve presente no evento. Participaram o presidente Salomão de Castro e o diretor Antônio Lima Jr, além da presidenta do Conselho Fiscal, Rita Silveira, que exerceu a função de delegada representante do Estado do Ceará.

A defesa de uma comunicação livre foi um dos assuntos mais destacados durante o evento. “Defender a liberdade de imprensa, a democratização da comunicação, e a comunicação como um direito é essencial para o fortalecimento da democracia no nosso país”, explicou a coordenadora do FNDC, Renata Mieli, durante entrevista para o Jornal O Imparcial.

Entre os assuntos debatidos tiveram destaque“ os desafios para o exercício da liberdade de expressão numa sociedade hiperconectada” ; “a naturalização e institucionalização da censura no Brasil e “ democracia roubada- discurso de ódio, desinformação e as plataformas monopolistas digitais” .⁣

Outros assuntos discutidos durante o evento foram: violação dos direitos humanos na mídia; o monopólio da mídia e o ataque aos direitos sociais; o papel da cultura na resistência democrática; fake news: a desinformação como tática política, proteção de comunicadores em tempo de autorismo e a mídia e a lava jato e a destruição do estado democrático de direito.

Entre os palestrantes estiveram o sociólogo inglês Nick Couldry (por videoconferência) e o editor-executivo do The Intercept Brasil, Leandro Demori.

Para ter acesso à carta São de Luís, clique aqui: http://www.fndc.org.br/…/4endc-aprova-a-carta-de-sao-luis-…/